Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

La Vie en Chérie

Para os apaixonados por moda, cinema, livros e por uma vida doce e divertida

La Vie en Chérie

Para os apaixonados por moda, cinema, livros e por uma vida doce e divertida

10 Filmes | VIH-SIDA

No âmbito do dia 1 de Dezembro, Dia Mundial da Luta contra a SIDA, hoje trazemo-vos um conjunto de 10 filmes que estão relacionados ou abordam esta temática e as pessoas infectadas por esta pandemia.

 

Longtime Companion | 1989

O primeiro filme a ser exibido nos cinemas a retratar o assunto da SIDA contava a história de um grupo de amigos, durante o período em que o síndrome foi descoberto, e as alterações que provoca nas suas vidas. Nomeado a um Óscar e vencedor de um Globo de Ouro.

 

And the Band Played On | 1993

Conta a história dos primeiros anos da pandemia durante os seus primeiros anos nos EUA, tendo como protagonistas os cientistas e médicos envolvidos, o governo e a comunidade homossexual. Nomeado a diversos Emmys e dois Globos de Ouro, tem vários actores famosos no elenco.

 

Philadelphia | 1993

O filme que catapultou o tema da SIDA para as linhas da frente no que toca ao cinema, e que conta a história de um homem (Tom Hanks) com SIDA que é despedido por causa da sua condição. Nomeado a cinco Óscares, venceu dois, incluindo o de Melhor Actor.

 

Boys on the Side | 1995

Três mulheres ligadas pelo destino, com condições muito diferentes: Jane (Whoopi Goldberg) é lésbica, Robin (Mary-Louise Parker) tem SIDA e Holly (Drew Barrymore) está grávida. Constitui uma mudança ao apresentar uma mulher infectada.

 

The Cure | 1995

Dexter é um rapazinho que foi infectado com VIH devido a uma transfusão de sangue. Erik é o seu vizinho. Tornam-se amigos e decidem partir à procura de uma cura para Dexter.

HIV-AIDS Movies.jpg

Gia | 1998

Fime biográfico sobre a modelo Gia Carangi, aqui interpretada por Angelina Jolie, que morreu aos 26 anos na sequência de ter contraído VIH, e depois de uma vida boémia. Nomeado a três Globos de Ouro, venceu dois para Melhor Actriz Principal e Melhor Actriz Secundária.

 

Todo sobre mi Madre | 1999

Filme do realizador espanhol Pedro Almodóvar, vencedor do Globo de Ouro e do Óscar para Melhor Filme Estrangeiro, que conta a história de Manuela, uma mãe solteira, do seu filho Esteban e da tragédia que se abate sobre eles.

 

Rent | 2005

Adaptação do musical da Broadway com o mesmo nome, retrata as vidas boémias de várias pessoas que vivem em Nova Iorque, e a sua relação com as drogas, o amor, a sexualidade e a SIDA.

 

Dallas Buyers Club | 2013

O filme que trouxe toda a temática da SIDA de novo à ribalta, e que conta a história biográfica de Ron Woodroof (Matthew McConaughey), um cowboy que descobre ter SIDA e que decide lutar contra tudo e todos pela sua sobrevivência. Nomeado a 6 Óscares, venceu 3, incluindo Melhor Actor Principal e Secundário.

 

The Normal Heart | 2014

Com um elenco recheado de estrelas e vencedor de dois Emmys, retrata o aparecimento da pandemia da SIDA em Nova Iorque entre 1981 e 1984 e a crise subsequente, principalmente entre a comunidade gay.

 

P.S. Não deixem também de ver a mui aclamada mini série Angels in America (2003), vencedora de 5 Globos de Ouro e 11 Emmys.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.