10 Personalidades | Pais
Como hoje é Dia do Pai decidimos fazer este post em que escolhemos 10 grandes homens da nossa História, que além do seu papel na sociedade nas mais diversas áreas, desempenharam ainda (e bem) o papel de progenitores dos seus rebentos.
Mas antes, uma salva de palmas para os melhores pais do mundo: os nossos, como é óbvio! São os maiores! Vá, os vossos também são bonzinhos.
Charles Darwin (1809 - 1882)
Pai dos seus filhos e da teoria da evolução. Tentando dar resposta a uma questão ancestral, propôs que descenderíamos dos macacos e não de qualquer milagre divino.
Louis Pasteur (1822 - 1895)
Pai da microbiologia, da vacinação e da pasteurização, foi pai de 5 filhos, dos quais 3 morreram de febre tifóide, o que levou ao seu interesse por estas áreas.
Sigmund Freud (1856 - 1939)
Pai da psicanálise e criador de várias teorias e tratamentos para doenças e distúrbios do foro da mente, e ainda de 6 filhos.
Mahatma Gandhi (1869 - 1948)
Pai do movimento de não-violência, considerado ainda o pai da nação indiana, casou-se aos 14 anos (!!) de acordo com a tradição, e teve 5 filhos, um dos quais morreu poucos dias depois de ter nascido.
Albert Einstein (1879 - 1955)
Pai de muitos filhos pródigos, entre os quais a bomba atómica e a teoria da relatividade. Se o mundo podia viver sem o seu legado? Of course not.
Aristides de Sousa Mendes (1885 - 1954)
Um dos maiores heróis portugueses, além de ter sido cônsul e salvo milhares de vidas de judeus ao dar-lhes vistos para que fugissem para o nosso país, foi ainda pai de 14 filhos.
Otto Frank (1889 - 1980)
Pai de Anne e Margot, vítimas do Holocausto. Após a libertação juntou o diário da sua filha, lutando por ele com unhas e dentes, dando a conhecer ao mundo o terror vivido pelos judeus.
Alfred Roberts (1892 - 1970)
Pai de Margaret Tatcher, a dama de ferro. Contribuiu para a sua educação e princípios, tendo consequentemente influenciado a nação britânica.
Alfred Hitchcock (1899 - 1980)
Pai de Pat e dos filmes de terror. Com uma capacidade de realização soberba, construiu uma reputação inabalável em torno de si próprio e dos seus filmes.
Martin Luther King, Jr. (1929 - 1968)
Líder do movimento pacifista pelos direitos civis dos negros nos EUA, e destacou-se pela sua defesa da igualdade. Os seus quatro filhos também trabalharam no mesmo movimento, assim como o seu próprio pai.