Chérie, hoje apetecia-me ver... "Fantastic Mr. Fox"
O meu primeiro filme do ano foi também o meu quarto filme do realizador americano Wes Anderson, a animação de 2009 nomeada a dois Óscares (Melhor Melhor Banda Sonora Original e Melhor Filme de Animação), Fantastic Mr. Fox ou em português O Fantástico Senhor Raposo. É baseado num livro de Roald Dahl (o autor de Charlie a Fábrica de Chocolate, também já adaptado ao cinema) de 1970, com o mesmo nome.
Ora o Fantástico Senhor Raposo, cuja voz pertence ao charmoso George Clooney, é um antigo ladrão de aves de capoeira e agora jornalista, e que fez uma promessa à sua esposa, a Senhora Raposa, cuja voz pertence à actriz das actrizes Meryl Streep, de que não voltaria a roubar.
Mas eis que, depois de mudarem de casa, as condições se proporcionam e o Senhor Raposo não resiste ao desejo de voltar a fazer das suas, iniciando assim uma ronda de roubos às fábricas de três agricultores de mau carácter, os temíveis Boggis, Bunce e Bean. Depois de serem sucessivamente humilhados, estes decidem dar o troco e tudo se complica, não só para esta família, mas também para os restantes animais.
Permitam-me que vos apresente os Fox
Mr. Fox em flagrante delito
O núcleo principal da história
Este filme é uma verdadeira lufada de ar fresco nos filmes de animação, não só pela técnica usada (é em stop motion, tendo sido usados mais de 500 marionetas para as diferentes personagens), mas também por causa da história extremamente original que conta, muito bem humorada e inteligente, e das personagens deliciosamente excêntricas que temos a oportunidade de conhecer, sendo que os actores que lhes dão voz fizeram um excelente trabalho (o George Clooney em particular foi brilhante neste filme). A realização de Wes Anderson é imediatamente reconhecível se já estiverem habituados ao seu estilo, a fotografia em tons outonais adequa-se perfeitamente à história contada e a banda sonora de Alexandre Desplat, com apontamentos de The Beach Boys e The Rolling Stones, é absolutamente excelente.
Se querem um filme de animação que fuja ao convencional e típico deste género, este filme é para vocês. Se já viram alguns filmes deste realizador e gostaram, então vão adorar este. Se nunca viram, mas têm curiosidade, que tal começarem por este?
Classificação: 8/10