Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

La Vie en Chérie

Para os apaixonados por moda, cinema, livros e por uma vida doce e divertida

La Vie en Chérie

Para os apaixonados por moda, cinema, livros e por uma vida doce e divertida

Chérie, hoje apetecia-me ver... A Clockwork Orange

Esta semana vi mais um filme do controverso realizador Stanley Kubrick – A Clockwork Orange – ou Laranja Mecânica como foi apelidado por terras Portuguesas. 

clockwork_orange.jpg

Datando de 1971, este drama foi adaptado do romance homónimo de Anthony Burgess. Por muitos considerado como um filme à frente do seu tempo e de certo modo revolucionário, aborda temas como a delinquência, o sexo, a violência e muitos outros. 

Situado temporalmente numa Inglaterra futurista, encontramos Alex DeLarge (Malcom McDowell), um sociopata que lidera um grupo de delinquentes (Pete, Georgie e Dim), que ele apelida de drugues (palavra russa para camarada), cujos maiores interesses residem em violações e violência desmedida.

Nova Imagem.jpg

A dada altura, os drugues colocam a liderança de Alex em causa, fazendo com que o mesmo seja detido e condenado a 14 anos de prisão. No entanto, após dois anos preso, Alex descobre um tratamento pioneiro capaz de reabilitar criminosos em duas semanas. O tratamento passa por drogar a pessoa, obrigando-a a assistir a imagens de extrema violência, tornando esta uma das cenas mais icónicas do cinema.

O filme relata então os crimes dos delinquentes, a captura de Alex e a sua tentativa de recuperação, não vou adiantar pormenores, mas a história não é complexa.

Nova Imagem1.jpg

Alex é uma personagem bastante intrigante, com gostos díspares – música clássica e violência – que Kubrick faz questão de explorar em profundidade. O protagonista é também o narrador da história, fazendo-o maioritariamente em Nadsat (segundo a minha pesquisa é uma gíria fictícia composta por russo, inglês e cockney).

Esta obra de Kubrick não foge à opinião formada acerca do realizador – ou se ama ou se odeia. Eu pessoalmente não odeio, gostei muito do The Shining, mais do que deste até. De certa forma, há algo na sua realização que me cativa, talvez a forma como aborda o mundo e os seus problemas, neste caso a violência e a decadência dos jovens.

Nomeado a quatro óscares, é classificado com 8.4 no IMDb.

 

Classificação: 7/10

 

Já viram? Gostaram? Gostam do realizador?