Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

La Vie en Chérie

Para os apaixonados por moda, cinema, livros e por uma vida doce e divertida

La Vie en Chérie

Para os apaixonados por moda, cinema, livros e por uma vida doce e divertida

Chérie, hoje apetecia-me ver... Birdman or The Unexpected Virtue of Ignorance

Finalmente tive oportunidade de ver um dos filmes mais aclamados durante esta temporada de prémios do cinema, e que tem boas hipóteses de logo à noite ser o grande vencedor e levar para casa a estatueta de Melhor Filme.

Do realizador Alejandro González Iñarritu, o mesmo de filmes como Babel, 21 Gramas ou Amores Perros, Birdman ou a Inesperada Virtude da Ignorância é um dos mais nomeados desta cerimónia aos Óscares, com 9 nomeações, tendo já arrecadado uma multiplitude de prémios de várias outras cerimónias, associações e sindicatos.

Mas afinal, de que trata este fenómeno? Quem é este "Birdman" e mais intrigante ainda, o que é a "Inesperada Virtude da Ignorância"? 

Birdman Posters.jpg

Michael Keaton dá vida a Riggan Thomson, um famoso actor de Hollywood em decadência que procura renascer qual fénix, através de uma peça de teatro na Broadway. Outrora, Riggan interpretou o personagem principal de uma saga de filmes de um super herói, Birdman, e ficou apenas lembrado por esse papel. Mas mais do que ter-lhe dado fama, Birdman faz parte de si, pois o actor vê e ouve a voz deste estranho personagem, que o atormenta com o medo de que a peça seja um enorme falhanço.

Este filme tem grandes particularidades que fazem de si um produto único. Em primeiro lugar, o facto de o personagem principal ter um percurso algo semelhante ao o próprio actor que o interpreta, uma vez o papel mais importante da carreira de Keaton foi previsamente um super herói, Batman, em dois filmes de Tim Burton, e muito provavelmente este filme é o seu próprio renascer, estando inclusive nomeado ao Óscar de Melhor Actor.

Em segundo lugar, a realização. E que realização! Neste filme a câmara não pára! Desde que o filme começa até ao fim, o filme aparenta ser ininterrupto, como se as quase 2h do filme tivessem sido filmadas de seguida, com os diversos actores e a entrar e a sair, tal como numa peça de teatro. Afinal, este filme passa-se de facto num teatro, quer no palco, quer nos bastidores e nos seus arredores, passando-se sempre no mesmo espaço físico, mas deambulando nos seus diversos recantos. 

E em terceiro lugar, a banda sonora. Se ouvida fora do filme, tal como eu tinha feito antes, parece desconexa, estranha, diferente de qualquer outra que já tenhamos ouvido noutro filme. Mas durante o filme ela abrilhanta, acrescenta e enriquece de uma forma incrível.

Birdman or the Unexpected Virtue of Ignorance - Ke

Em suma, Birdman é um filme muitíssimo interessante e até genial, especialmente no que concerne à realização. A história é semelhante a outras, mas contada de uma forma bastante original. E tem um elenco portentoso! Gostei particularmente do trabalho de Edward Norton que rouba cada cena em que entra, o que explica e muito bem a sua nomeação ao Óscar de Melhor Actor Secundário e que teria todo o mérito para vencer, não fosse este ser o ano de J.K.Simmons. Juntam-se-lhes no palco Naomi Watts, que a meu ver teria merecido mais a nomeação ao Óscar de Melhor Actriz Secundária do que Emma Stone, Zach Galfianakis e Andrea Riseborough.

Birdman encontra-se ainda nomeado nas categorias de Realização, Argumento Original, Fotografia, Mistura e Edição de Som. Relativamente ao mistério da "Inesperada Virtude da Ignorância" não vo-lo desvendamos. Vejam o filme e descubram!

 

Classificação: 8/10