Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

La Vie en Chérie

Para os apaixonados por moda, cinema, livros e por uma vida doce e divertida

La Vie en Chérie

Para os apaixonados por moda, cinema, livros e por uma vida doce e divertida

Chérie, hoje apetecia-me ver... "The Help"

Baseado num livro de 2009 com o mesmo título, The Help, que em Portugal recebeu o nome As Serviçais é um filme dramático de 2011 que retrata a vida das empregadas e amas negras de uma cidade do Mississipi em meados dos anos 60, no advento da era da luta pelos Direitos Civis, e a sua relação com as suas patroas brancas.

help.jpg

 

O filme é contado maioritariamente sob o ponto de vista de Aibileen Clark (Viola Davis), uma empregada e ama negra de meia idade, que se mostra desiludida mas conformada com a vida que leva, em que as crianças de que cuida se tranformam em adultos também eles preconceituosos e racistas como os pais, apesar de terem sido criados por uma ama negra. A sua melhor amiga é Minny Jackson (Octavia Jackson), uma outra empregada negra de temperamento tempestuoso e desbocada.

images.jpg

A vida destas duas amigas é profundamente mudada após o regresso de Eugenia Phelan, mais conhecida por Skeeter (Emma Stone), uma rapariga branca e independente que regressa da universidade e que começa a trabalhar no jornal local. O seu regresso é impactante na medida em que ela é a única rapariga do seu grupo de amigas que não está casada, comprometida ou à procura de namorado, o que as deixa perplexas, bem como a única que se sente desconfortável com o preconceito vivido no seu círculo social e principalmente alimentado por Hilly Holbrook (Bryce Dallas Howard), pois sempre teve uma relação de grande proximidade e amor com a sua ama negra Constantine (Cicely Tyson).

LR-The-Help.jpg

Desta forma, Skeeter tem a ideia de recolher testemunhos destas empregadas negras para escrever um livro que conte a vida sob os seus pontos de vista e que exponha as atitudes preconceituosas dos demais. 

946_d_08558r1_0.jpg

Com um elenco predominantemente feminino, formado por grandes actrizes como Jessica Chastain, Sissy Spacek ou Allison Janney, além das já referidas anteriormente, The Help é um filme de cerca de 2h30m que mexe com as nossas emoções e volta a pôr o dedo na ferida do tema do racismo, desta vez sob um ponto de vista diferente e feminino. Apesar de nalguns momentos se tornar cliché e o final ser previsível, as personagens são muito interessantes e complexas, especialmente Aibileen, Minny e ainda a interpretada por Jessica Chastain, Celia Foote. O desenvolvimento da história está muito bem construído e o tempo passa num instante, com muitos momentos dramáticos, mas também outros bem divertidos, muito graças a Octavia Spencer que rouba as atenções sempre que entra numa cena e que foi vencedora do Óscar de Melhor Actriz Secundária com este filme, nomeado ainda aos Óscares de Melhor Filme, Melhor Actriz (Viola Davis) e Melhor Actriz Secundária (Jessica Chastain).

 

Classificação: 7/10

3 comentários

Comentar post