Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

La Vie en Chérie

Para os apaixonados por moda, cinema, livros e por uma vida doce e divertida

La Vie en Chérie

Para os apaixonados por moda, cinema, livros e por uma vida doce e divertida

Chérie, hoje apetecia-me ver... Winter's Bone

Winter's Bone é um filme americano de 2010, que em Portugal recebeu o título de Despojos de Inverno, baseado num livro com o mesmo nome, de 2006. Nomeado a quatro Óscares, Melhor Filme e Melhor Argumento Adaptado, e com duas nomeações para os actores: John Hawkes, enquanto Melhor Actor Secundário, e Jennifer Lawrence, enquanto Melhor Actriz Principal.

Winter's Bone Poster.jpg

A acção decorre no estado do Missouri, no interior dos Estados Unidos, e dá-nos a conhecer a história de Ree Dolly (Jennifer Lawrence), uma jovem de 17 anos que vive com a mãe e os dois irmãos mais novos, e que é a responsável por cuidar da sua família. Um dia é informada pelo xerife de que, se o seu pai não comparecer em tribunal, a família perderá a sua casa e o seu terreno. Desesperada, Ree embarca numa odisseia de modo a encontrar o pai e salvar os seus.

Winter's Bone.jpg

Winter's Bone é um filme melancólico e triste, tal como as paisagens do Missouri que nos mostra. Também é assim a vida das suas gentes, e em particular a de Ree, que vive com sérias dificuldades económicas e que se vê envolvida numa luta a solo contra a injustiça de perder o pouco que tem. Acima de tudo, é um filme com um tom realista, e que não se afunda em comiseração pela vida da protagonista, mas que celebra a sua força e coragem, e que nos mostra que os Estados Unidos são muito mais do que as bonitas imagens que vemos de Nova Iorque ou Los Angeles, e que tem outras realidades, obscuras e impiedosas, nas quais estas pessoas vivem quotidianamente. 

Jennifer Lawrence consegue fazer-nos empatizar facilmente com a sua personagem, admirá-la e torcer por ela, e merece sem dúvida aquela que foi a sua primeira nomeação. O elenco secundário também é bastante bom, principalmente John Hawkes e Dale Dickey, sendo que muitos dos actores nunca tinham representado e eram locais.

Como curiosidade, se tal como eu se questionaram acerca do nome do filme, este vem da expressão Like a dog digging after a winter's bone (Fonte: IMDb)

Classificação: 7/10

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.