Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

La Vie en Chérie

Para os apaixonados por moda, cinema, livros e por uma vida doce e divertida

La Vie en Chérie

Para os apaixonados por moda, cinema, livros e por uma vida doce e divertida

Neste Dia... 16 de Dezembro

Recuamos hoje ao ano de 1775. 

Neste ano nascia uma das mais brilhantes escritoras britânicas... 

Falamos, claro, de Jane Austen. 

Jane_Austen_coloured_version.jpg

Nasceu em Hampshire, Inglaterra, com filiação de George Austen, reverendo, e Cassanda Leigh Austen. Jane nasceu sendo a sétima filha do casal, e uma das duas raparigas. Em 1783, muda-se com a sua irmã Cassandra para Southhampton, de modo a prosseguir com a sua educação, objectivo que não se concretiza devido a um surto infeccioso no local. 

Deste modo, Jane não só conseguiu educação em casa, através do seu pai, como num externato que frequentou com a irmã. Entre 1795 e 1799 começa a escrever as primeiras versões dos livros que viriam a ter como nome Sensibilidade e Bom Senso, Orgulho e Preconceito e A Abadia de Northanger. Em 1797, o reverendo George quis publicar Orgulho e Preconceito, porém o editor não aceitou. 

Em 1811 consegue publicar Sensibilidade e Bom Senso, porém sob um pseudónimo. Animada, Jane consegue finalmente publicar Orgulho e Preconceito, por volta de 1813. Posteriormente deixa o anonimato e começa a assinar pelo seu nome. Em 1814 surge Mansfield Park e um ano depois Emma, sendo que este último não teve o êxito dos anteriores. Em 1815 começa a escrever Persuasão, no entanto falece a 18 de Julho de 1817, aos 41 anos, possivelmente de Doença de Addison. Assim, Persuasão e A Abadia de Northanger são de publicação póstuma. 

Deixou tudo à sua irmã Cassandra e encontra-se enterrada na Catedral de Winchester, com o seguinte epitáfio: "She opened her mouth with wisdom and in her tongue is the law of kindness". 

As suas obras foram adaptadas ao cinema, assim como a séries de televisão. 

Nunca foi casada, sendo o seu compromisso inteiramente dedicado à literatura.

 

Já leram Jane Austen? Qual o vosso preferido? 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.