Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

La Vie en Chérie

Para os apaixonados por moda, cinema, livros e por uma vida doce e divertida

La Vie en Chérie

Para os apaixonados por moda, cinema, livros e por uma vida doce e divertida

Neste Dia... 16 de Maio

Charles Perrault foi um escritor francês nascido a 12 de Janeiro de 1628 em Paris, considerado um dos melhores do seu século. Foi um dos fundadores do estilo literário dos contos de fadas.

Estudou na área do Direito, e fez depois carreira no governo, tal como outros membros da sua família. Contribuiu para a criação da Academia das Ciências, e para a restauração da Academia de Pintura, e trabalhou posteriormente na Academia Francesa de Letras. Em 1671 foi eleito para a Academia Francesa, onde foi o líder da facção moderna durante o movimento Querelle des Anciens et des Modernes, um debate literário que opôs duas frentes, a clássica e a moderna, em que procurou provar a superioridade literária do seu século face à da Antiguidade.

Charles Perrault.jpg

Ao longo da sua vida foi publicando várias obras, mas foi com o livro Histoires ou Contes du Temps Passé (1697) que se tornou célebre até aos dias de hoje. Aqui se incluem histórias conhecidas mundialmente como A Bela Adormecida, O Capuchinho Vermelho, Barba Azul, O Gato das Botas, Cinderela, Polegarzinho, entre muitas outras. Cada uma delas termina com uma rima que contém a moral da história.

Existem várias teorias relativamente às suas histórias e ao seu processo criativo, mas de qualquer forma, é inegável o seu contributo para o mundo dos contos de fadas, e para o imaginário infantil. Mais do que estas áreas ainda para outras artes, seja teatro, pintura, cinema, música ou outras.

Charles Perrault viria a morrer precisamente a 16 de Maio, mas de 1703, há 312 anos, com 75 anos de idade.

Histoires ou Contes du Temps Passé edição origi

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.