Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

La Vie en Chérie

Para os apaixonados por moda, cinema, livros e por uma vida doce e divertida

La Vie en Chérie

Para os apaixonados por moda, cinema, livros e por uma vida doce e divertida

Neste Dia... 18 de Janeiro

Hoje assinala-se o falecimento do escritor britânico Joseph Rudyard Kipling, o primeiro escritor dessa nacionalidade a receber o Prémio Nobel da Literatura, em 1907, e o mais jovem à data. A sua bibliografia (deveras extensa) é principalmente constituída por livros de pequenas histórias para crianças, e por centenas de poemas.

Nascido a 30 de Dezembro de 1865 em Bombaim, quando a Índia ainda fazia parte do Império Britânico, mudou-se juntamente com a irmã para Inglaterra ainda durante a infância. Regressou à Índia em 1882 e começou a trabalhar intensamente num jornal, dando finalmente liberdade à sua necessidade de escrever. Em 1888 publicou seis livros com um total de 41 histórias. Regressou novamente a Londres, onde as suas histórias foram bem aceites e publicadas e em 1892, com 26 anos, casou-se com a sua esposa. Mudar-se-iam depois para os EUA e viriam a ter três filhos.Rudyard Kipling.jpg

Em 1894 publicou o seu mais famoso livro de sempre, e uma obra intemporal da literatura The Jungle Book ou O Livro da Selva, e no ano seguinte o segundo volume The Second Jungle Book. Em 1901 publica o seu aclamado romance Kim e em 1902 Just So Stories for Little Children. Por esta altura atinge o seu pico de popularidade e em 1907 recebe o Prémio Nobel. Durante a Primeira Guerra Mundial escreveu propaganda a incentivar o exército e população britânica e continuou sempre a escrever, embora já sem a intensidade e sucesso de outrora, acabando por morrer a 18 de Janeiro de 1936, com 70 anos, na sequência de uma hemorragia intestinal. A sua autobiografia foi publicada postumamente em 1937.

rudyard kipling 1926 time cover.jpg

Mesmo depois da morte a sua influência permaneceu, tendo influenciado diversos escritores, dando nome a descobertas científicas e inclusive, em 2013 foram publicados pela primeira vez mais de 50 poemas seus. 

Já tiveram a oportunidade de ler a sua mais famosa obra, O Livro da Selva? É um livro extremamente belo e imaginativo, um dos meus favoritos, com um estilo de escrita muitíssimo interessante.

Jungle_book_1894_138.jpg

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.