Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

La Vie en Chérie

Para os apaixonados por moda, cinema, livros e por uma vida doce e divertida

La Vie en Chérie

Para os apaixonados por moda, cinema, livros e por uma vida doce e divertida

Neste Dia... 19 de Maio

Nora Ephron nasceu a 19 de Maio de 1941 na Big Apple, New York City, e ao longo da sua vida acumulou várias profissões e trabalhos, sendo que a escrita esteve sempre no centro do seu mundo. Depois de sair da faculdade, em 1962 começou por trabalhar na Casa Branca, neste altura sob a presidência do malogrado John F. Kennedy, sendo depois contratada como repórter para um jornal, e trabalhando mais tarde para algumas revistas. Através da sua escrita, Nora alcançou sucesso e foi por esta altura que começou a iniciar-se como argumentista. 

Nora Ephron.jpg 

O seu primeiro argumento a ser usado, foi para o filme Silkwood, de 1983, que lhe valeu a sua primeira nomeação ao Óscar de Melhor Argumento. A partir de 1989 começou a acumular a função de produtora, com o filme When Harry Met Sally, para o qual também escreveu o argumento, e que lhe valeu outra nomeação. Em 1992 estreia-se como realizadora com o filme This is my Life. No ano seguinte, com Sleepless in Seattle (realizado e escrito por si) obteve a sua terceira nomeação ao Óscar de Melhor Argumento. Finalmente, com o filme Michael de 1996, acumulou pela primeira vez as três funções: realizadora, produtora e argumentista. Viria a repeti-lo com os filmes You've Got Mail (1998), Bewitched (2005) e Julie & Julia (2009), o seu último filme.

Foi casada três vezes, tendo os dois primeiros resultado em divórcio, e tendo tido dois filhos do segundo casamento. Em 1987 casou-se com o terceiro marido, sendo que esta relação durou até à morte de Nora a 26 de Junho de 2012, aos 71 anos, vítima de pneumonia, uma complicação que resultou de ter leucemia.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.