Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

La Vie en Chérie

Para os apaixonados por moda, cinema, livros e por uma vida doce e divertida

La Vie en Chérie

Para os apaixonados por moda, cinema, livros e por uma vida doce e divertida

Neste dia... 2 de Agosto

Hoje felicitamos um a personalidade que pessoalmente admiro muito – José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos.

zeca4.jpg

Nascido em Aveiro, em 1929, foi um cantor e compositor português, conhecido pelo diminutivo familiar de Zeca Afonso. Filho de um juiz e uma professora, viveu em Portugal apenas até aos três anos, tendo-se depois mudado para Angola. Posteriormente, em 1937, regressou a Portugal em 1938, para viver em Belmonte com um tio. No seu percurso académico frequentou a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, vindo a ser professor durante muitos anos. É precisamente nessa época, que começa a dar sinais daquele que viria a ser o seu legado – as canções de intervenção.

Visto como um dos grandes símbolos da resistência à opressão e ao regime salazarista, compõe e interpreta muitas canções de carácter crítico. Esta sua vida faz com que seja preso pela PIDE, em Caxias, no ano de 1973.

A sua música Grândola, Vila Morena é um dos grandes símbolos da Revolução dos Cravos. Após este marco histórico continua a demonstrar o seu fervor pela liberdade, apoiando sempre a democracia e a liberdade de ideais.

Zeca viria a morrer de esclerose lateral amiotrófica, em 1987, no Hospital de Setúbal.

Hoje, em jeito de homenagem, deixo a minha música favorita dele, se bem que se torna complicado escolher:

 

E vocês? Gostam de Zeca Afonso?