Neste dia... 21 de Janeiro
Nasceu há mais de um século, em 1905, em Granville (França). Refiro-me a Christian Dior, a sumidade do mundo da moda, que revolucionou o panorama mundial.
Filho de um comerciante, desde cedo demonstrou o gosto pelas artes, porém o seu pai enviou-o para Paris. O objectivo era que estudasse Relações Internacionais, a fim de se tornar diplomata. Contudo, o jovem Christian começou a frequentar ateliers de pintura e desenho, chegando a pintar alguns quadros.
Ainda em Paris, começou a desenhar roupas, sendo que um empresário têxtil se ofereceu para patrocinar a produção das suas primeiras peças. Aqui começava a era Dior, uma carreira de fama internacional. Desde cedo demonstrou traços sustentados e uma visão do corpo feminino que causariam fascínio e delírio na sociedade. Nascia todo um novo conceito de extravagância e exagero em que eram empregues cerca de 40m de tecido para fazer um vestido.
Oh monsieur! Viva a elegância e o luxo!
Durante a guerra, Dior vestiu até as esposas dos generais do império Nazi e é por volta do final desta que atinge o pico da fama. Viria a morrer em Montecatini Val di Cecina, Itália, em 1957, vítima de ataque cardíaco.
Actualmente a Christian Dior S.A está sediada em Paris, sendo dirigida, tal como a Louis Vuitton, por Bernard Arnault.