Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

La Vie en Chérie

Para os apaixonados por moda, cinema, livros e por uma vida doce e divertida

La Vie en Chérie

Para os apaixonados por moda, cinema, livros e por uma vida doce e divertida

Neste Dia... 3 de Abril

Foi em 1862, há 153 anos, que foi publicada a 1ª edição do romance Os Miseráveis com o nome Les Misérables, do escritor francês Victor Hugo, e é considerado uma das melhores obras produzidas nesse século. A sua história decorre na França, durante século XIX, e aborda as vidas e interacções de várias personagens, em particular, do ex-condenado Jean Valjean. 

Já foi adaptado várias vezes, quer na literatura, com algumas sequelas e livros focados em determinadas personagens, quer na rádio, na televisão, na banda desenhada, no teatro, com uma versão musical estreada em 1980 em Paris, e ainda no cinema, sendo que a mais antiga remonta a  de 1897, ainda pelos irmãos Lumière, e de vários países, inclusive Japão, Egipto, Brasil, etc. A mais recente adaptação cinematográfica é de 2012, e adaptou o musical. Contou com actores como Hugh Jackman, Anne Hathaway ou Russell Crowe, entre outros, e foi nomeada a 8 Óscares.

Infelizmente, ainda não tive oportunidade nem de ver nenhuma adaptação, nem de ler o livro, mas estão definitivamente nas minhas listas. E vocês? Já leram ou livro ou viram algum dos filmes?

Les Miserábles 1ª edição.jpg

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.