Neste dia... 4 de Maio
Hoje felicitamos A Bonequinha de Luxo, Audrey Kathleen Ruston (celebrizada Hepburn). Audrey nasceu em Ixelles (na Bélgica), em 1929, tendo sido uma famosa e premiada actriz e modelo.
O seu pai era um banqueiro e a sua mãe uma baronesa holandesa. Quando Audrey tinha nove anos os pais divorciaram-se e enviaram-na para Inglaterra, onde aprendeu ballet. Com o rebentar da Segunda Guerra-Mundial, a mãe fê-la regressar à Holanda, onde a situação de neutralidade não foi a esperada. Assim, Audrey e a família passaram dificuldades, o que viria fazer com que ela recusasse, anos mais tarde, o papel de Anne Frank no cinema. A guerra terminou, e mãe e filha regressaram a Inglaterra, onde Audrey perseguiu o sonho do ballet. Foi descartada por ser alta demais, e foi então que se começou a dedicar à carreira de modelo. O sucesso cinematográfico não tardaria, participando em documentários e alguns filmes de menor importância.
Foi com uma audição que conseguiu o papel que ainda hoje lhe dá reconhecimento – Ann, em Roman Holiday – onde contracenou com Gregory Peck. Tal papel, garantiria a Audrey o Óscar de Melhor Actriz (Bam!). Três dias depois recebia o Tony pela sua actuação em Ondine (Bam again!).
Muitos foram os sucessos, muitos foram os êxitos, mas foi após ano e meio depois de ter sido mãe, que Audrey regressou para o papel que a eternizaria – Holly Golightly (Breakfast at Tiffany’s).
Em 1987 dedicou-se a ser embaixatriz da actual UNICEF. Em 1989 faria a sua última aparição no cinema, em Always. Morreu em 1993, vítima de cancro disseminado, na Suíça.
Foi a quinta artista a ganhar os quatro principais prémios do entretenimento americano – Emmy, Grammy, Óscar e Tony. Tem uma estrela na Calçada da Fama, e ainda hoje é considerada um ícone de beleza feminina no mundo do cinema.