Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

La Vie en Chérie

Para os apaixonados por moda, cinema, livros e por uma vida doce e divertida

La Vie en Chérie

Para os apaixonados por moda, cinema, livros e por uma vida doce e divertida

Neste Dia... 6 de Março

Se fosse vivo, o escritor colombiano Gabriel José de la Concordia García Márquez faria hoje os 88 anos, tendo nascido no ano de 1927 e falecido no ano passado,  no dia 17 de Abril. Vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 1982 pelo conjunto da sua obra, é considerado um dos escritores mais importantes do século XX, tendo vendido mais de 40 milhões de livros e estando publicado em quase 40 línguas.

Na sua juventude estudou Direito e Ciências Políticas na Universidade da Colômbia, mas abandonou o curso antes de o terminar para se dedicar ao jornalismo, em 1948. Até 1957 foi trabalhando em vários jornais do seu país, e nesse ano começou a trabalhar também num jornal, mas na Venezuela e foi depois correspondente internacional na Europa. Regressou ao seu país no ano seguinte, e foi também quando se casou com Mercedes Barcha, de quem havia de ter dois filhos. Em 1961 mudaram-se para os EUA, onde esteve a trabalhar, e posteriormente para o México.

Gabriel García Márquez.jpg 

Por esta altura, já García Márquez tinha publicado o seu primeiro livro, La Hojarasca, de 1955. Seguiram-se outros livros até que em 1967 publica aquele que viria a ser o seu romance mais conhecido de sempre e uma obra muitíssimo marcante para a literatura universal, Cem Anos de Solidão. Seguiram-se outras importantes obras como O Outono do Patriarca (1975), Crónica de uma Morte Anunciada (1981), Amor nos Tempos de Cólera (1985), O General no seu Labirinto (1989), e Memórias das minhas putas tristes (2004), o seu último livro. Além dos referidos publicou muitos outros, com diferentes estilos e temas.

 

Já leram algum livro seu? Gostaram? Pretendem ler mais da sua obra?

Aqui pelo La Vie en Chérie, uma de nós já leu o seu mais famoso romance. Podem ler a crítica aqui.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.