Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

La Vie en Chérie

Para os apaixonados por moda, cinema, livros e por uma vida doce e divertida

La Vie en Chérie

Para os apaixonados por moda, cinema, livros e por uma vida doce e divertida

Neste Dia... 9 de Agosto

Hoje é o aniversário da actriz francesa que interpretou uma das personagens mais inesquecíveis, adoráveis e excêntricas da história do cinema. Falar de Audrey Tautou é falar de Amélie Poulain, uma e outra são indissociáveis. Muito embora o filme já tenha estreado em 2001, continua este papel continua a ser o de maior sucesso da actriz, além de ser o favorito de muitos dos apreciadores da 7ª arte. (Je m'accuse!)

Tautou, nascida em 1976, e que completa hoje 39 anos, estreou-se em grande no cinema: em 1999 foi uma das protagonistas da comédia francesa Vénus Beauté (Institut), que venceu 4 Césares, incluindo o de Melhor Filme e o de Actriz Mais Promissora para Audrey. Seguiram-se outros filmes, mas foi com Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain que ganhou reconhecimento internacional, sendo nomeada ao César de Melhor Actriz, assim como ao BAFTA, e recebendo o filme 5 nomeações aos Óscares.

Audrey Tautou.jpg

Seguiram-se outros filmes europeus como He Loves Me, He Loves Me Not (2002), Dirty Pretty Things (2002) ou Pas Sur La Bouche (2003). No ano seguinte tem de novo um grande sucesso, sendo nomeada a mais um César, ao interpretar a protagonista de Un Long Dimanche de Fiançailles, o qual seria nomeado a 2 Óscares. Em 2006 participa no seu primeiro grande filme de Hollywood, ao lado de Tom Hanks, em The Da Vinci Code. Depois de algumas comédias românticas, Audrey dá vida a uma das maiores francesas de todos os tempos, Coco Chanel, em Coco Avant Chanel, pelo qual recebe outra nomeação ao César e ao BAFTA de Melhor Actriz.

Desde então a eterna Amélie tem participado em muitos outros filmes do seu país, celebrizando-se ainda na sua carreira como modelo ao substituir Nicole Kidman como a cara do perfume mais conhecido do mundo, Chanel No. 5.