O Livro da Selva
Nos últimos anos, a par com a moda de fazer filmes e séries de super-heróis, com direito a múltiplas sequelas, prequelas e remakes, também os filmes que adaptam livros clássicos infantis têm estado bastante em voga. Geralmente tem sido a Disney a grande responsável por trazer às salas de cinema novas adaptações destas histórias, muitas vezes readaptando os seus próprios filmes de animação, mas não tem sido a única, porque todos querem explorar este filão.
Um dos próximos livros cujas adaptações estão para breve é The Jungle Book ou O Livro da Selva de Rudyard Kipling, mas ao invés de ser apenas um filme, vão ser dois a adaptar a história imortal de Mowgli sob os títulos The Jungle Book, com estreia no próximo ano, e Jungle Book: Origins, com estreia em 2017. O primeiro é realizado por Jon Favreau, o mesmo de Iron Man 1 e 2 e (lá está) é produzido pela Disney. O segundo constitui a estreia de Andy Serkis (o eterno Smeagol/Gollum de LOTR) no mundo da realização e é a Warner Bros que o produz.
Por forma a facilitar comparações entre um e outro, nomeadamente quanto aos actores escolhidos para interpretar os papéis mais clássicos do livro, utilizei as imagens da animação da Disney para ser mais fácil relembrar os personagens. Assim temos:
The Jungle Book (2016) Jungle Book: Origins (2017)
Idris Elba e Benedict Cumberbatch como Shere Khan
Aqui divido-me totalmente, gosto imenso de ambos os actores, tanto um como o outro têm vozes profundas, magníficas para o vilão. O Benedict tem o extra point de já ter dado voz ao Smaug na trilogia The Hobbit. Decisions, decisions...
Bill Murray e Andy Serkis como Baloo
Não imagino muito o Andy Serkis como Baloo, mas não tenho dúvidas de que vai conseguir fazer um bom trabalho porque, bem, é o Andy Serkis! Não sou grande fã do Bill Murray, portanto aqui inclino-me mais para o segundo filme.
Ben Kingsley e Christian Bale como Bagheera
Dois grandes actores oscarizados com imenso talento. Não seriam a minha primeira escolha para esta personagem, mas penso que ambos vão ser óptimos. Contudo, estou mais interessada no que é que Kingsley vai fazer com este papel.
Scarlett Johansson e Cate Blanchett como Kaa
Para já, não imaginava a Kaa como uma fêmea (preciso de rever o livro!!!), mas este "duelo" é aquele em que não tenho a menor dúvida: a Cate Blanchett leva a taça. Além de gostar mais do seu trabalho, do que vi no trailer a voz de Scarlett não se adequa a este papel.
Pelos actores acho que me inclino mais para a adaptação de 2017, mas a verdade verdadinha é que vou também dar uma hipótese ao filme de 2016, seja para comparar, seja porque me parece que vai ter um tom mais leve e parecido à animação de 1967. E vocês, que expectativas têm para estes filmes? Estavam a par destas adaptações?