Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

La Vie en Chérie

Para os apaixonados por moda, cinema, livros e por uma vida doce e divertida

La Vie en Chérie

Para os apaixonados por moda, cinema, livros e por uma vida doce e divertida

Óscares 2016 | Soundtracks

Uma boa banda sonora não faz um bom filme, mas é, sem dúvida, um forte factor para que esse filme tenha em nós um maior impacto. Por outro lado, a completa ausência de uma banda sonora também pode revelar-se interessante. Assim de repente lembro-me de dois casos ilustrativos: o filme The Birds de Alfred Hitchcock não tem practicamente banda sonora, e essa atmosfera contribui para o exacerbar das emoções que o filme pretende transmitir. Já o filme Psycho, do mesmo realizador, não seria certamente tão icónico sem a famosa música do duche, e a restante banda sonora que acompanha o espectador no decorrer do filme.  

Tudo isto para dizer que sempre gostei de ouvir as bandas sonoras de alguns filmes, em que estas eram especialmente marcantes, e em que conferiam uma outra dimensão e qualidade ao filme. Penso que este sentimento será comum a muitos de vós. Afinal, quem é que nunca terminou um filme e ficou a trautear uma canção ou uma melodia? 

À semelhança do que fiz no ano passado, resolvi ouvir as soundtracks dos filmes que foram nomeados na categoria de melhor banda sonora original. Infelizmente ainda não consegui ver nenhum destes nomeados, pelo que a música não teve o mesmo impacto, mas ainda assim foi uma agradável experiência.

Oscars 2016 We All Dream in Gold.jpg

 

Nesta categoria estão nomeadas as bandas sonoras dos filmes Bridge of Spies de Thomas Newman; Carol de Cartel Burwell, The Hateful Eight de Ennio Morricone, Sicario de Jóhann Jóhannsson e Star Wars: The Force Awakens de John Williams. Este último compositor e Ennio Morricone são os dois pesos-pesados da categoria: têm uma vasta e aclamada carreira e são ambos senhores dos seus 80 e tal anos. John Williams é o único compositor a ter vencido anteriormente nesta categoria, ou numa semelhante, tendo 5 Óscares. Morricone foi nomeado apenas 6 vezes e tem um Óscar honorário, sendo o grande favorito este ano. Relativamente aos outros três compositores, Thomas Newman também já tem uma vasta carreira, com várias nomeações, enquanto que Jóhannsson se encontra nomeado pela segunda vez, depois de The Theory of Everything no ano passado. Carter Buwell estreia-se nas nomeações.

Ainda antes de ouvir as bandas sonoras, Ennio Morricone já era o meu favorito. É um artista excepcional, com músicas icónicas e eternas, e que merece mais reconhecimento crítico. Além disso, o filme pelo qual está nomeado é de Tarantino, um dos nossos favoritos aqui no blog. E se há duas coisas que são certas num filme deste realizador são a violência, com muitas mortes e sangue, e a excelência da banda sonora, seja original ou não. O filme está também nomeado ao Óscar de melhor actriz secundária, mas não é muito provável que Jennifer Jason Leigh seja a vencedora, pelo que a banda sonora é a melhor oportunidade que The Hateful Eight tem de receber um Óscar, já que este ano Tarantino não foi nomeado pelo argumento.

 

Mas vamos ao que interessa. Agora que já ouvi todas as soundtracks nomeadas nesta categoria, posso afirmar-vos que a de The Hateful Eight é de facto a minha favorita. 

Penso que esta música ilustra bem o espírito da banda sonora deste filme.

Existe uma versão mais longa, e mais alarmante, de 12m 

 

Não tinha expectativa nenhuma para a banda sonora de Sicario, mas surpreendeu-me imenso e é a minha segunda escolha pessoal. 

 Foi esta The Beast que captou toda a minha atenção. Muito intensa!

 

Para completar o meu top 3, a banda sonora de Carol, que é complementada por algumas músicas velhinhas (e excelentes) dos anos 50.

 

Relativamente aos trabalhos de John Williams e Thomas Newman, posso dizer que a banda sonora do novo episódio de Star Wars é também bastante boa, mas não foge muito àquilo que os episódios anteriores já nos deram a conhecer. A banda sonora de The Bridge of Spies, apesar de interessante, para mim, foi a menos memorável das cinco.

E vocês, costumam ouvir as bandas sonoras dos filmes que vêem? Já ouviram alguma destas ou viram um destes filmes?

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.